Guajará-Mirim (RO) - O Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva - “Batalhão Forte Príncipe da Beira” com profundo pesar, informa o falecimento do 2º Tenente João Caetano da Silva, Ex-Combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
O nosso pracinha faleceu na tarde do dia 19 de julho de 2022, aos 98 anos, em Guajará-Mirim - RO.
Nascido em 21 de maio de 1924, natural da cidade de Santa Cruz, Ceará, o Ten Caetano foi para Teresina após completar 19 anos e incorporou às fileiras do Exército, em 03 de março de 1944, no 25º Batalhão de Caçadores, atual 25º Batalhão de Caçadores - “Batalhão Alferes Leonardo de Carvalho Castelo Branco”, localizado no município de Teresina, no Estado do Piauí, subordinado diretamente à 10º Região Militar, sediada em Fortaleza/CE.
Ainda em 1944, embarcou com destino à Itália, tendo participado de todas as campanhas em que o 25º Batalhão de Caçadores foi empregado, em especial, na Batalha de Monte Castello.
No cenário internacional, teve importante participação na Segunda Guerra Mundial, na medida em que vários militares do Batalhão integraram o efetivo da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que juntamente com os aliados, combateram as forças do eixo (Alemanha, Itália e Japão).
Pela sua participação na Segunda Guerra Mundial, lutando ao lado dos aliados, foi condecorado com as seguintes medalhas: Medalha de Campanha (Força Expedicionária Brasileira - FEB) por ter participado de Operações de Guerra na Itália (Ministro da Guerra); Teatro de Operações da Itália (Força Expedicionária Brasileira - FEB); Medalha da Vitória (Ministério da Defesa - MD);
Era, portanto, conforme a Lei 5.315/67, considerado “Ex-Combatente” da Segunda Guerra Mundial.
O Ten Caetano era o último veterano da FEB no município de Guajará-Mirim/RO, onde vivia com a sua esposa, família e amigos. O nosso herói deixa um grande legado de civismo e patriotismo, 9 filhos, 22 netos, 18 bisnetos e 1 tataraneto.
Agora, com o seu falecimento, torna-se lendário, por ter combatido o bom combate, por ter combatido o nazismo em solo europeu, representando os brasileiros na busca pela paz mundial.
O Herói, Tenente Caetano, passa a integrar o rol de grandes nomes a serem eternamente lembrados e reverenciados por todos os brasileiros.
O sepultamento ocorreu no dia 20 de julho, às 11:00 horas, no cemitério Santa Cruz, localizado em Guajará-Mirim, com as honras militares regulamentares.
Veterano da Força Expedicionária Brasileira
A Pátria em luto agradece!